Take a look at my Code Geass review.
Dê uma curtida na minha análise de Code Geass.
Link: https://myanimelist.net/profile/Tiago_Vaz_007/reviews
Below is the Portuguese version, the one in the link is in English.
Abaixo está a versão em português, a do link está em inglês.
No que diz respeito ao seu tema central, o anime aborda a filosofia da moral objetiva. É importante salientar que, logo em um dos primeiros episódios da primeira temporada, há um longo diálogo filosófico entre Lelouch e Suzaku. Diálogo o qual evidencia as ideias de Maquiavel, resumidas pela frase de "os fins justificam os meios". Dessa forma, o anime não poderia ser mais explícito sobre sua temática. Compreendendo sobre o que quer discorrer, para demonstrar ao máximo o seu ponto, o método que faz uso é o da eliminação de vidas. Sendo assim, o anime faz os personagens matarem o seu povo, seus aliados, seus amigos, suas famílias, milhões de pessoas e até a se mesmos. Em termos não literais também matam as pátrias, os sentimentos e os amores. Tudo no anime é justificado filosoficamente pelos fins, o que abre discussões e dá mais profundidade. A escolha desse tema também não é aleatória e descontextualizada, uma vez que, para o mundo da política, o livro O Príncipe de Maquiavel é o mais utilizado e relevante. Em virtude disso, um anime que se preste a ser sobre política tem que falar sobre isso, mesmo que seja altamente polêmico e incomum.
Este anime apresenta lutas com armas, armaduras robóticas de alta tecnologia, guerras de grandes dimensões, batalhas elaboradas e fascinantes. No entanto, os combates não se sustentam apenas com a ação. Os conflitos envolvem embates psicológicos com soluções estratégicas. Em virtude da temática, as ações do protagonista sofrem uma certa limitação. Pode-se supor que ele renunciará a algo e que alguém morrerá, devido à sua amoralidade pragmática elevada. No entanto, não são eventos previsíveis: exatamente o que, quando, e por quê. É importante salientar que este protagonista não é um personagem que se sobressai em tudo, que sempre vence e nunca erra. Dado que seus planos nem sempre são bem-sucedidos, isso torna o personagem humanizado, criando verossimilhança. Vários são os momentos em que o personagem é surpreendido, precisa improvisar, perde tudo, entra em desespero, trai e é traído. Além disso, mesmo com a amoralidade não sendo uma temática recorrente em animes, o mérito não está em ser sempre algo completamente imprevisível para o público, mas sim na sagacidade dos personagens, na inteligência e no maquiavelismo contra os rivais.
As principais críticas negativas a esta obra se concentram nas reviravoltas, sobretudo devido às mortes que, posteriormente, não são confirmadas. É claro que isso é um elemento de enredo que enriquece qualquer história, mas não está imune a críticas, principalmente quando utilizado em excesso. Em contrapartida, este anime oferece uma forma de compensar essas falsas baixas, apresentando inúmeras mortes que ocorrem de fato e que são fortemente impactantes. Além disso, ao despertar essas dúvidas, geram-se expectativas sobre algumas situações, deixando incógnitas, fazendo as pessoas pensarem e criarem inúmeras teorias. O que é apontado por alguns como um defeito na história, em alguns momentos dela acaba sendo o seu maior acerto.
Além disso, há críticas negativas em relação às reviravoltas por serem supostamente mirabolantes. É realmente prejudicial ter reviravoltas complexas e extraordinárias? Qual é o impedimento para que algo seja plausível em uma ficção? Apenas a própria história pode ser um impeditivo e, neste caso, não existem contradições internas. Já sobre serem mirabolantes no sentido de serem cada vez mais grandiosas, escalonar por escalonar, todo anime escalona, caso contrário o público perde o interesse. Portanto, a questão nas reviravoltas não é se são grandiosas.
Em questão de imagem, a animação é bastante fluida e bem detalhada, superior à média, mas não alcança o nível da UIfotable ou de Makoto Shinkai. Até mesmo para os dias atuais, impressionam os detalhes dos robôs gigantes, principalmente nas constantes cenas fluidas de ação. Em relação mais especificamente à arte, é da gigantesca CLAMP, feita com uma certa originalidade. A arte denota a sua inovação quando comparada com as de outros animes de robôs e militares, os quais têm traços mais quadrados. Além disso, o anime precisava de traços que expusessem suavidade, para compor uma proposta de realidade alternativa futurista e mística. O que mais impressiona, é que ficção científica tem potencial de deixar tudo datado absurdamente rápido, mas Code Geass por conta de seu espetacular trabalho de arte praticamente não envelhece.
Uma das características mais marcantes desse anime é a sua trilha sonora. Não é necessário se quer assistir esse anime, basta apenas ouvir as suas músicas para ser consumido por emoções. É esplendoroso como consegue mexer com os ouvintes, produzindo sentimentos tanto de tristeza, como de euforia. Dentre as inúmeras músicas sensacionais, as mais destacadas são: Innocent Days, Stories, Continued Story e Madder Sky.
As aberturas e encerramentos de episódios são excelentes, com grande destaque para o fenomenal último encerramento de episódios. Este último encerramento é um dos momentos mais artísticos e simbólicos da obra. Além de possuir uma melodia fascinante, a música deste encerramento tem uma letra que, se analisada com mais atenção, revela o quanto a obra se envolveu com o seu tema.
Com relação aos personagens, diversos são muito carismáticos e conseguem conquistar o apego do público quase de imediato. No entanto, o protagonista Lelouch não é notável por ser naturalmente extremamente carismático, mas sim por, apesar de ter todas as características de um vilão, ainda assim conseguir desenvolver carisma. O mérito é ainda maior por Lelouch ter sido transformado em uma espécie de anti-herói, apenas por rivalizar com iguais, e não com vilões. Por norma ninguém odeia protagonistas, e anti-herói é aquilo que somos ou temos medo de ser. Entretanto, é admirável como este anime consegue fazer o público desenvolver empatia e torcer por alguém que representa não somente um anti-herói, mas o cúmulo da amoralidade. Dessa forma, demonstra-se ser um trabalho de excelência na escrita.
Os méritos da trama em relação ao seu protagonista ficam ainda mais evidentes, quando analisamos que as motivações de Lelouch não são nobres, que os métodos são terríveis e que os objetivos são questionáveis. Há muito mais nele de vilão do que de herói. É alguém que como o seu pai e seu irmão não têm empatia, ou tem um pequeno grau de empatia seletiva, o que é a definição de psicopatia. O anime faz o público ter empatia por quem não tem empatia, o que é fabuloso. Também é bastante realista, uma vez que a política tem, comprovadamente, um ambiente que tende a atrair psicopatas. Ademais, não me identifico com Lelouch, não agiria da forma como ele agiu, discordo fundamentalmente dos princípios dele, mas chorei com seu destino.
Em relação aos adversários, esqueçam a palavra vilão, uma vez que nesta história não há vilões nem heróis, apenas um protagonista e diversos antagonistas. Todos os principais personagens desta obra são anti-heróis. O que mais impressiona neste anime, é que os rivais Lelouch, Charles e Schneizel, não divergem quanto a filosofia, aos meios e nem dos objetivos. Dessa forma, o que nos leva a torcer para um e não para o outro, não são as diferenças, ou questões lógicas, mas tão somente porque a trama é vista pela perspectiva do Lelouch.
Apesar de Lelouch, Charles e Schneizel terem objetivos semelhantes, há nuances entre eles e isso é uma das características mais esplendorosa do trabalho de criação de personagens neste anime. Eles diferem em algo muito profundo, que é a visão pautada no passado, no presente e no futuro. Isso é extraordinário, esplendido, rico, pois o autor transcendeu a proposta filosófica inicial, dando uma profundidade dentro de seus personagens de algo que dificilmente alguém veria nessa filosofia. Portanto, não é pretensioso afirmar que este é um trabalho visionário.
Outro personagem relevante é o Suzaku, uma vez que é o mais próximo que temos de um herói neste anime, mas que tem as suas mãos sujas e é um antagonista na maior parte do enredo. Genial pegar um nítido quase herói e transformar em antagonista, enquanto faz torcemos para um nítido quase vilão. Isso aumenta significativamente a dificuldade de escrita e devem ser reconhecidos os méritos do roteiro. Além disso, o que diferencia Lelouch de Suzaku não são as visões, nem os objetivos, nem os métodos. Os dois compartilham da mesma filosofia. Os personagens se diferenciam apenas pelos seus caminhos, o que é uma brilhante forma de criar um rival.
Em relação a CC, a qual é a coprotagonista, apesar de não ser a principal do anime, ganhou o Anime Grand Prix, o Oscar da animação, por dois anos seguidos na categoria prêmio de melhor personagem feminina de animes. Destaque, ganhou competindo com outras personagens que eram as principais em seus animes. É uma personagem enigmática, que mesmo tendo bastante do seu passado desenvolvido, o suficiente para não sentirmos muito, termina com muitos mistérios não revelados. Outro ponto relevante é quando ela, devido a um determinado evento, fica fragilizada, se tornando cômica e muito mais carismática.
Code Geass é um dos raríssimos animes com um final peculiar para os seus personagens, algo corajoso, e nenhum pouco conveniente. São tão raros os animes que seguem finais de personagens com rumos semelhantes a esse, que se conta nos dedos quantos são assim, e menos ainda os que conseguem agradar. Facilmente é possível encontrar na internet um dos muitos vídeos de pessoas assistindo o último episódio. As reações variam desde gritos histéricos até crises de choro incontroláveis. O episódio final é simplesmente o melhor de todos os finais de animes.
Sem dúvida, com o seu protagonista, o episódio final tem a parte mais emocionante do anime, mas é preciso ressaltar que não é a única parte boa. Outros personagens como Shirley, Jeremiah, Nunnally, Anya e Rolo tem cenas marcantes que produzem fortes emoções. Destaque também para alguns desses personagens por facilmente fazerem as pessoas mudarem muito de opinião em relação a eles.
Apesar de todos os elogios merecidos, de que com certeza é uma obra-prima, e de que em alguns pontos seja mais que espetacular, ainda é um anime feito por seres imperfeitos e que contém algumas pequenas imperfeições. Nessa questão de problemas, um ponto que precisa ser mencionado é o começo da segunda temporada, pois tem um início um tanto confuso que pode não agradar muito. Embora seja uma confusão proposital, a qual é posteriormente explicada, servindo para ter revelações que instiguem, até que o enredo se desenvolva mais e acelere o ritmo.
Por fim, existem vários picos que entusiasmam, que tanto quanto mais próximo do final, mais constantes são esses picos e mais impossível é parar de assistir. Vale mencionar também que entusiasma bastante acompanhar a evolução dos robôs, a rivalidade envolvida na sua produção, bem como o visual e o poder que apresentam.
Finais mais Marcantes:
1. Code Geass: Hangyaku no Lelouch R2
2. Sword Art Online II
3. Angel Beats!
4. MD Geist II: Death Force
5. Cowboy Bebop
6. Shigatsu wa Kimi no Uso
7. Devilman: Crybaby
8. Hotaru no Haka
9. Fate/stay night
10. White Album 2
11. Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Isogashii Desu ka? Sukutte Moratte Ii Desu ka?
12. Saint Seiya: Tenkai-hen Josou – Overture
13. Fullmetal Alchemist: Brotherhood
14. Fate/Apocrypha
15. Re:Creators
16. Kimi ga Nozomu Eien
17. Rakudai Kishi no Cavalry
18. Death Parade
19. Plastic Memories
20. 3D Kanojo: Real Girl 2nd Season
Algumas outros a considerar:
• A Kite — Marcante por ser bem inesperado e chocante, mas não necessariamente agradável.
• Genocyber — Marcante, mas faltou explicações.
• Zeorymer — Marcante, mas o anime precisava ser maior para esse final funcionar melhor.
• Vinland Saga — Tem uma parte marcante, mas não sei se o final como um todo pode ser dito como tal.
• Koe no Katachi — Apesar do final ter um grande destaque, mas faltou uma coisinha para ser mais do que perfeito.
• Mahou Shoujo Madoka Magica — O arco final é espetacular, mas o episódio final em se não é nada demais.
• High Score Girl — Eu adoro esse anime e adoro muitas coisas que tem nesse final, mas repetiu algo e ficou meio em aberto.
• Fullmetal Alchemist — Essa versão talvez tenha um final mais impactante por ser agridoce e com teor mais crítico, mas ficou muito aberto.
• Kaguya-sama — Pensei em colocar esse pela cena final da segunda temporada, mas não é bem o final da história.
• School Days — Vão jogar pedras em mim, mas eu gosto desse final e é genuinamente marcante.
• Hellsing Ultimate — Os minutos finais diminuem um pouco daquilo que prometia ser um final espetacular.
• Steins;Gate — O último episódio é bom, mas o anime acabou no penúltimo episódio, e a canja não tem o clímax.
• Akame ga Kill! — A maior parte das pessoas que não gostam desse anime é só por conta desse final e também não era o que eu gostaria, mas com o tempo entendi o quanto ele é espetacular.
• Kenpuu Denki Berserk — Esse final com certeza é marcante, mas ele só não conseguiu mexer tanto comigo quanto os outros dessa lista.
• JoJo Part 4 e Parte 2 — Só não os coloquei na lista porque já tinha animes demais.
Finais ruins:
1. Toradora
2. Yesterday wo Utatte
3. Beastars 2nd Season
4. Gyakkyou Burai Kaiji: Ultimate Survivor
5. Aldnoah.Zero 2nd Season
6. Neon Genesis Evangelion
7. Death Note
8. Mahou Shoujo Madoka★Magica Movie 3: Hangyaku no Monogatari
9. Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Comedy
10. Kakumeiki Valvrave 2nd Season
Algumas outros a considerar:
• Shingeki no Kyojin — Vai para o topo da lista dos piores se adaptarem igual ao mangá.
• Mob Psycho 100 II — Até o sétimo episódio o anime é dez, depois decepciona.
• Charlotte — Não é um final detestável, mas me incomoda ser muito apressado.
• Psycho-Pass — Se apagar o último arco e os desfechos finais do penúltimo o anime vira um dez fácil.
• Highschool of the Dead — Esse anime ficaria muito melhor sem o último arco.
• Tengen Toppa Gurren Lagann — Se não fosse pela batalha seria terrível.
• Guilty Crown — Tem muitas coisas boas nesse final, mas talvez tenha ficado amargo demais.
• Shokugeki no Souma: Gou no Sara — A temporada final foi bem melhor do que eu esperava, mas os últimos minutinhos, mesmo com a mudança feita no anime, não agradam.
• Zero no Tsukaima — A última temporada foi ultra, mega, hiper rushada, ainda assim tiveram coisas boas, mas o final nem tanto.
• Ookami Shoujo to Kuro Ouji — As histórias laterais não são boas, podiam ter terminado bem antes.
• Steins;Gate 0 — Os últimos momentos não são um problema, mas como é ruim esse arco final.
• Yu Yu Hakusho — Togashi sempre doente e a editora estava pressionando, por isso terminou a obra de forma abrupta. O último torneio (minúsculo) tem coisas boas, mas também tem coisas que passam um sentimento de muito potencial perdido. Ainda que faltassem mais coerência pelo menos as cenas finais do anime são boas.
• Black Lagoon: The Second Barrage — Eu tenho muita dificuldade de dizer que é ruim, mas é chocante de uma forma nada agradável.
• Blame! Movie — Eu gosto desse anime, mas esse final faz a jornada parecer inútil.
• Mugen no Juunin: Imortal — O anime como um todo foi ultra rushado e o final que já seria amargo ficou ainda pior de ser apreciado.
• Megalo Box l — Cadê a luta final? Está bem tem uma mensagem e alguns cenas seriam melhor do que a luta, mas alguém ficar cego e outro paralitico por nada.
Antes de começar a temporada estava com altas expectativas, mas com certo receio. Agora tenho a certeza que é um dez e a minha única dúvida é só se o coloco no meu top. A autora está de parabéns, fez muitíssimo jus ao seu nome, estejam preparados para se emocionar e não vou falar mais nada porque não quero dar spoiler.
Zombieland Saga: Revenge 9
8 / 12
Não tem um único episódio que não façam um esplêndido trabalho de desenvolvimento de personagem. A narrativa está perfeitamente encaixada, o ritmo, a direção, é tudo nesse anime espetacular. A primeira temporada tinha sido muito boa, mas essa é absurdamente boa, é incrível. Mas ainda tem gente com cérebro menor do que uma ervilha que vai reclamar do anime só por conta do CG.
Hige wo Soru. Soshite Joshikousei wo Hirou 8
9 / 13
Foi bem melhor do que achei que seria, alguns episódios são dignos de um dez, por isso oferecer uma média oito pode ser até uma injustiça.
Algumas coisas interessantes: provavelmente vai adaptar todo o mangá nessa temporada; algumas cenas ficaram melhores no mangá; esperava um pouco mais de luxúria na obra, ainda assim não pareceu lenta ou tediosa pela falta disso; não foi tão polêmico quanto a premissa dava a entender que poderia ser; algumas cenas não tiveram bons cenário, principalmente as que tem 3D; o enredo é muito novelesco e fechadinho, logo talvez ficasse muito bom como dorama; para justificar certas reações o anime quase rompe com a suspensão a descrença; e por fim não gostei da análise do Marco sobre esse anime.
Isekai Maou to Shoukan Shoujo no Dorei Majutsu Ω 8
8 / 10
Houve uma diminuição no tempo de tela das coisas libidinosas e mesmo o que passou teve um aumento na censura em relação a primeira temporada. No entanto está conseguindo ser tão interessante que é melhor do que a primeira temporada e uma das coisas mais fáceis de assistir desta temporada.
Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Comedy 6
8 / 12
O segundo episódio foi tão maravilhoso que daria um dez para esse anime se tivesse acabado ali, porém do terceiro episódio em diante desfez toda a ótima impressão. Até o momento foi descendo uma escada, cada episódio que passava eu abaixava um pouco da minha nota, com exceção desse oitavo (último que assisti) que foi bom e melhorou um pouco a minha impressão.
Pela a abertura e por alguns acontecimentos do anime a tendência é o protagonista ficar com a lourinha de cabelos curto (Shida, Kuroha). Por mim ele poderia ficar com qualquer uma das personagens do anime menos com essa, a menina é detestável demais, e se o fim for esse mesmo será terrível. A minha favorita é a morena de cabelos comprido (Kachi, Shirokusa), mas também gostaria que ele ficasse com a peituda (Asagi, Rena).
Ijiranaide, Nagatoro-san 4
8 / 12
Quanta decepção! Foi vendido como o anime do bullying pesadão, mas quem falou que esse anime tem bullying não sabe o que é bullying.
O anime é uma comédia romântica pré-adolescente com um protagonista vergonha alheia. É uma obra maçante, é vazia, dar desanimo em continuar assistindo, todavia pelo menos a narrativa está evoluindo e depois de vários episódios ganhamos uma certa tolerância. Tem alguns momentos que a comédia funciona, mas a dinâmica repetitiva faz que até a Nagatoro se torne chata. Já o romance é semi-platônico, contudo, não chega a parecer inverídico, e a esperança (bastante improvável) é em ver se deixa de ser platônico, possivelmente é a única coisa que mantém alguém assistindo.
O que esperar da próxima temporada? (Summer 2021)
✴ Este ano nós tivemos uma ótima primeira temporada como a muito anos não temos uma temporada tão boa, seguida de uma segunda temporada escassa de bons títulos, e essa terceira que promete ser a pior em muito anos. Eu estou achando tudo tão ruim, que não estão merecendo nem comentar para dizer o porque acho que são ruins.
Tensei shitara Slime Datta Ken 2nd Season Part 2
A primeira temporada não foi lá grande coisa, mas a segunda foi supreendentemente melhor e espero que continue assim nessa segunda parte.
Otome Game no Hametsu Flag shika Nai Akuyaku Reijou ni Tensei shiteshimatta... X
Estou completamente desmotivado em assistir isso, porque acho que a primeira temporada já rendeu o que tinha que render e agora a tendência é ficar repetitivo sem evolução no romance. Vou dar uma chance se passarem o feedback que estou errado.
Há cinco anos vamos para libertadores consecutivamente e nos últimos dois, só tem atrapalhado as outras competições, no qual colocam reservas e poupam jogadores.
O campeão da Sul-Americana também vai para o novo Mundial, além de disputar Copa Suruga e dar um dinheiro bacana.
All Comments (36) Comments
Dê uma curtida na minha análise de Code Geass.
Link:
https://myanimelist.net/profile/Tiago_Vaz_007/reviews
Below is the Portuguese version, the one in the link is in English.
Abaixo está a versão em português, a do link está em inglês.
Sem censura:
Morra Netflix.
1. Code Geass: Hangyaku no Lelouch R2
2. Sword Art Online II
3. Angel Beats!
4. MD Geist II: Death Force
5. Cowboy Bebop
6. Shigatsu wa Kimi no Uso
7. Devilman: Crybaby
8. Hotaru no Haka
9. Fate/stay night
10. White Album 2
11. Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Isogashii Desu ka? Sukutte Moratte Ii Desu ka?
12. Saint Seiya: Tenkai-hen Josou – Overture
13. Fullmetal Alchemist: Brotherhood
14. Fate/Apocrypha
15. Re:Creators
16. Kimi ga Nozomu Eien
17. Rakudai Kishi no Cavalry
18. Death Parade
19. Plastic Memories
20. 3D Kanojo: Real Girl 2nd Season
Algumas outros a considerar:
Finais ruins:
1. Toradora
2. Yesterday wo Utatte
3. Beastars 2nd Season
4. Gyakkyou Burai Kaiji: Ultimate Survivor
5. Aldnoah.Zero 2nd Season
6. Neon Genesis Evangelion
7. Death Note
8. Mahou Shoujo Madoka★Magica Movie 3: Hangyaku no Monogatari
9. Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Comedy
10. Kakumeiki Valvrave 2nd Season
Algumas outros a considerar:
O que esperar da próxima temporada? (Summer 2021)
O campeão da Sul-Americana também vai para o novo Mundial, além de disputar Copa Suruga e dar um dinheiro bacana.