Add Blog

Littmann's Blog

December 25th, 2017
J
Posted by Littmann | Dec 25, 2017 7:16 PM | 0 comments
Anime Relations: Saint Seiya
A
Posted by Littmann | Dec 25, 2017 7:15 PM | 0 comments
Private Entry
November 24th, 2016
Anime Relations: One Piece
APRESENTAÇÃO - ONE PIECE



One Piece é uma série, ainda em lançamento, sobre piratas. Superou o invicto Dragonball na categoria de vendas da Weekly Shonen Jump, revista de muitos títulos famosos. Detém o record de “maior quantidade de exemplares vendidos de uma série em quadrinhos por um único autor” no Guinness Book.
A série, criada pelo autor Eiichiro Oda, tem um mundo próprio, com inúmeras criaturas diferentes como anões, gigantes, ciborgues, animais falantes e tritões. O protagonista, Monkey D. Luffy, almeja o título de Rei dos Piratas e para isso, deve encontrar o lendário tesouro One Piece, escondido pelo antigo rei dos piratas, Gol D. Roger.
Ao ler a sinopse, pode-se ter a impressão de que é uma história básica de um pirata atrás de um tesouro escondido por um renomado pirata. Mas o que faz a série ter tantas vendas assim? Vou esclarecer suas dúvidas do quão fantástico essa série pode se tornar para você.

Geografia


"Na extremidade desse oceano, você sabia que há um incrível tesouro? Se você obter esse tesouro, você pode se tornar o Rei dos Piratas. Isso não te deixa excitado? Há uma aventura que nunca ouvimos falar e está esperando por nós!"

A geografia de One Piece é única e cada detalhe é importante para a história. E é através desse vasto mundo que a história se passa.
O mar é composto por um continente chamado Red Line e uma corrente marítima chamada Grand Line, cercada por Calm Belts. A Red Line, junto com a Grand Line, divide os quatro mares: North Blue, East Blue, West Blue e South Blue. A logística de um Blue para o outro se torna muito difícil, pois a Red Line e a Grand Line ficam no caminho.

    • A Red Line é um continente longo que estende o mundo inteiro. De North Blue até o South Blue. Aparentemente, é impossível atravessa-lo, mas sabe-se depois que é possível cruzar os Blues através da Grand Line, pela Reverse Mountain, que é um dos pontos onde os quatro mares se encontram. Porém para atravessar de uma parte da Grand Line para a outra, só é permitida através de duas formas: Pedir permissão em Mariejois ou submergir com o navio revestido (sim, é possível) por baixo da Red Line, num buraco que liga o Paradise e o Shin Sekai (Novo Mundo).

    • A Grand Line é dividido em duas partes, a primeira se chama Paradise, localizada entre o East Blue e o South Blue e é acessível graças a Reverse Mountain. A segunda metade é chamada de Shin Sekai, que se encontra entre West Blue e North Blue, a única pessoa que explorou por completo foi Gol D. Roger devido a diversos fenômenos climáticos e com piratas de níveis mais altos. A Grand Line é coberta por Calm Belt, onde se encontra a ausência de correntes marítimas e Reis dos Mares (criaturas marinhas maiores que as normais) e por isso dificulta a navegação.


Personagens


Os personagens da série, no geral, tem características e personalidades marcantes - mais destacante ainda nos protagonistas - e a grande maioria acompanhadas de cenas de comédia. A interação entre os protagonistas em momentos sérios é de arrepiar e não são personagens quaisquer, como vimos na maioria das séries. Há também muitas apresentações do passado de um personagem relevante, muitas vezes bem triste. Cada um tem seu motivo e sonho para estar viajando com o protagonista. Seus sonhos se intersectam com as do protagonista e possuem um ótimo desenvolvimento (e maturidade) durante a série.

Política


Há 800 anos atrás, uma antiga aliança era formada por reis de doze reinos. Durante o Século Perdido (um período da história que o Governo Mundial excluiu completamente) eles lutaram contra o Grande Reino e o tomaram. O motivo e como o tomaram é um grande mistério. Pouco tempo depois, baniram a pesquisa sobre Poneglyphs e estabeleceram seus quartéis em Mariejois. Depois de 800 anos, essa aliança se tornou o Governo Mundial e com isso, os doze reis foram reconhecidos como os criadores do mundo. Dezenove das famílias reais fundadoras se mudaram para Mariejois. Apenas um permaneceu em Alabasta. Os nobres, chamados de Dragões Celestiais, são os descendentes diretos dos reis fundadores que se mudaram para Mariejois. Devido a isso, esses nobres possuem a autoridade para fazer o que quiserem só por possuírem essa herança.
    Governo Mundial: É governada pelo Gorosei. Tem como a organização militar primária a Marinha e a Cipher Pol como organização secreta responsável por sabotagem, investigação e assassinato. Mantem uma ordem mundial que pretende beneficiar a todos, tornando um mundo mais seguro. E usando a Marinha, eles perseguem os criminosos que põem a vida de inocentes em perigo. Possuem todos os direitos de travar ou incentivar qualquer ação política, sem oposição e questionamentos.

    Marinha: É controlado pelo Almirante da Frota. E tem como a maior potência militar os três Almirantes, temidos e respeitados pelo mundo todo. São eles os responsáveis pela perseguição dos piratas. Como em todo lugar, também há corrupção dentro dela. A Marinha é considerada um dos Três Grandes Poderes do mundo.

    Revolucionários: Uma poderosa organização militar. Estão lutando contra o Governo Mundial e contra quem ficar no seu caminho. Qualquer um que fizer parte da organização vai ser declarada como ameaça e vão ser procuradas pelo Governo Mundial, porque o mundo está estabilizada através dos Três Grandes Poderes, e os Revolucionários são uma ameaça para essa crítica balança.

    Reverie: É um conselho formado pelo Governo Mundial, na qual consiste vários grandes líderes de reinos. O encontro acontece a cada quatro anos em Mariejois e reis ou rainhas se reúnem para discutir questões que podem afetar o mundo. Como é um encontro de vários líderes, pode começar uma guerra em grande escala caso um líder insulte o outro.


Piratas


São os inimigos da Marinha. Podem ser os malvados ou os mocinhos na história e nem todos tem cartas de recompensa. Existem diversos termos e classificações para piratas mais notórios no One Piece. São eles: Supernovas, Shichibukais e Yonkos.
    Supernovas: São os piratas novatos com mais de 100 milhões de berries (moeda do One Piece) de recompensa. São considerados impressionantes pelo valor da recompensa ser maior mesmo antes de chegar em Shin Sekai, onde esse valor é comum entre qualquer pirata de lá.

    Shichibukais: São sete poderosos piratas que decidiram se aliar por si mesmos ao Governo Mundial. Geralmente não ligam e nem respeitam o Governo Mundial. São temidos pelas suas reputações e força. A maioria são considerados veteranos no Shin Sekai, alguns chegaram a encontrar um Yonko ou até mesmo enfrentaram um. São considerados um dos Três Grandes Poderes.

    Yonkos: Ou melhor, os quatro Imperadores. São os quatro mais poderosos e notórios piratas do mundo. Podem ser inimigos ou aliados entre eles, autônomo na maioria das circunstâncias. Residem no Shin Sekai e exercem uma puta referência e controle sobre seus domínios. São considerados um dos Três Grandes Poderes.


Poderes

Bom, como em qualquer Battle Shonen, não poderia faltar o elemento principal: Poderes. Aqui há diversos estilos de luta e poderes.


Akuma no Mi: São frutas místicas encontradas no mundo, são diversas e estranhas habilidades concedidas à quem der a primeira mordida na fruta, dependendo do tipo e variação desta fruta. O usuário só pode adquirir um poder, há apenas uma exceção que obteve dois poderes. Quando o usuário morre, a fruta nasce em algum lugar até chegar e ser devorado por uma outra pessoa. São três categorias de poderes:
    • Paramecia: O mais comum dentre as três categorias. Oferecem ao usuário habilidades físicas de um superhumano. Como gerar ondas de choque e travar alvos, outras frutas podem alterar características do corpo como um corpo de borracha ou de lâminas, outras podem transformar pessoas em brinquedos como também levitar objetos. Um outro exemplo é poder manipular ou gerar substâncias como cera ou veneno.

    Zoan: O usuário poderá se transformar em alguma criatura. O usuário também pode se transformar na forma híbrida (humano-criatura). Há usuários que são objetos (como arma) e se transformaram em alguma criatura (bizarro demais, como um objeto pode comer?). Dentro dessa categoria, há também animais pré-históricas e criaturas mitológicas (as quais são mais raras que as comuns, a mitológica, por exemplo, é mais rara que a categoria Logia, que vou apresentar logo em seguida).

    Logia: O mais raro dentre as três categorias. Oferece ao usuário a habilidade de se transformar si mesmos em elementos, tanto como elementos sólidos (areia, gelo), como também líquidos (lama) e gases (fumaça, gás venenoso), até mesmo formas de plasma/energia (fogo, luz, eletricidade) ou materizalização de um conceito abstrato (escuridão). Eles podem se tornar intangíveis, deixando ataques físicos simplesmente passar o corpo deles ou absorver os ataques físicos. O usuário obtém as habilidades do próprio elemento, podendo se dispersar, controlar e se juntar novamente.



Haki: É um poder misterioso que pode ser encontrado em qualquer ser vivo do mundo. O usuário pode conter o poder e não saber disso ou também falhar em obtê-lo. No geral, há dois tipos que são comum entre as pessoas, tendo um treinamento apropriado. Porém, há personagens que contém um terceiro tipo em que são encontradas em pouquíssimas pessoas.
    Busoushoku: Permite a “equipar” o seu espírito como uma armadura para se defender de ataques ou utiliza-los para deixar os ataques mais potente. Pode explorar o ponto fraco do inimigo, permitindo até anular as propriedades do corpo de um usuário de Akuma no Mi. Além disso, pode ser transferido numa arma, deixando com propriedades mais rígidas. Ele é finito, tendo que o usuário esperar um tempo até que se regenere.

      Buso Kouka: Utiliza a habilidade para aumentar a rigidez do corpo e os objetos que o usuário está usando. Quando está ativado, a cor muda para uma cor escura. Ao mesmo tempo em que dois ataques com essa propriedade se choca, é liberado uma forte onda de choque ao redor.

    Kenbunshoku: Concede ao usuário a sentir mais forte a presença de outros, se você aperfeiçoa-lo, poderá dizer onde um oponente que esteja fora do campo visual está, mesmo que esteja num lugar distante ou em números maiores, também podendo prever os movimentos do inimigo. Permite também a desviar de projéteis livremente.

    Haoshoku: Podendo ser encontrado em apenas um de um milhão de pessoas. Concede ao usuário de exercer a sua “força de vontade” sobre os outros, intimando-os. Este, é uma exceção de outros Hakis, pois você não pode treina-lo mesmo que o controle por ser um estado de espírito do usuário, só pode ser aperfeiçoado caso você desenvolva a si mesmo. É dito que quem ter a posse dessa habilidade, tem as qualificações de um rei.


Raças

Há diversas raças fantásticas no mundo de One Piece. O que torna o mundo mais diversificada e cheias de culturas a serem exploradas. Infelizmente, a maioria das raças possuem um valor alto como escravos. Tendo uma parte deles sendo vendidas no mercado negro. Sem mais delongas, aqui estão algumas das raças reveladas:

    Tritões: São seres humanoides com características que podem ser tanto de um peixe, como de outras criaturas aquáticas. Há diversos tamanhos em geral, até mesmo de um gigante. São fisicamente dez vezes mais fortes que um humano normal e essa diferença pode aumentar dentro da água.
    Sereias: Como o próprio nome diz, são seres humanoides que possuem calda na parte inferior do corpo. Podem andar na terra (este é o One Piece!), e quando completam 30 anos, suas caldas partem em dois. Como os tritões, possuem características de diversas criaturas aquáticas. São criaturas mais rápidas na água e possuem a habilidade de conversar e chamar peixes através de ondas sonoras.
    Gnomo: São seres extremamente pequenos. Tem uma forma humana com calda grossa e fofa com narizes pontudos. Apesar do seu tamanho, eles possuem uma grande força, podendo até destruir uma construção. São muito rápidos, podendo desaparecer de vista, tornando se muito difícil um humano normal encontra-los.
    Mink: Tem uma aparência humanoide com características de um animal. Assim como um tritão, cada personagem tem uma característica específica de um animal. Atualmente, só foi visto minks com características da classe Mammalia. As fêmeas tendem a parecer mais como um humano, os machos, mais feroz. Alguns bem ágeis e podem saltar a longas distâncias, outros são lentos e mais fortes. Possuem grandes capacidades furtivas. São guerreiros desde a nascença, podendo conservar a sua força mesmo numa idade avançada. Por uma razão ainda não revelada, pode produzir choques elétricos através de seus corpos.
    Gigantes: São extremamente grande, podendo ser humano ou tritão. Podem viver três vezes a mais que um humano. É uma raça forte e imparável, podendo ser guerreiros terríveis.


Considerações Finais

A obra contempla uma temática fantástica e bizarra, envolvendo influências de várias culturas. Podemos presenciar animais totalmente distintos da nossa realidade e de tamanho característico. Apresenta poucas incoerências no seu roteiro e surpreendente e tem um dos melhores - se não, o melhor - enredo que li. No começo, podemos presenciar muito mais cenas de comédia e - com o passado dos personagens - muitas cenas tristes, e com o tempo, a trama vai se tornando mais séria e com uma quantidade relevante de comédia. Em relação ao anime, primeiramente as aberturas e os encerramentos: As primeiras aberturas, IMO, são melhores que os mais modernos. A partir do episódio 278, seguimos uma adição de tempo na abertura em troca da remoção do encerramento. Há encerramentos em alguns outros episódios, mas não de forma fixa. Há poucos fillers presentes, em troca, a progressão dos episódios acontecem de forma lenta e as vezes com adição de cenas que não aconteceram no mangá. Por isso, recomendo a leitura do mangá ao invés do anime, porém pra quem não tá acostumado com o mangá... já sabe, né? E evite o máximo possível de spoilers, pois acaba com a emoção e surpresa da série.
Atualmente, o anime possui cerca de 7XX episódios. Porém, há cerca de 80 episódios fillers e 13 dispensáveis (Davy Back Fight), mas fica a seu critério.
Você pode conferir os episódios fillers aqui: http://animefiller.com/one-piece-filler-list/



Sem sombras de dúvidas, uma das melhores aberturas de One Piece. As sequências rápidas do passado de cada tripulante junto com o refrão empolgante de Bon Voyage, é de emocionar qualquer um que já acompanha a série. São estes elementos que com o tempo, vão ser trocadas por mais elementos de batalha nas aberturas. Por ser uma abertura antiga e praticamente no começo da jornada ainda, é empolgante pra presenciar muitas coisas que ainda vão acontecer na série.

Por enquanto:
Enredo: 10
Roteiro: 8
Arte do mangá: 8
Trilha Sonora: 7
Animação: 5
Arte do anime: 6

Fonte de imagens e informações: Wikia/Mangá de One Piece e também ao Artur, da comunidade de One Piece no VK.
Posted by Littmann | Nov 24, 2016 8:04 PM | 0 comments
It’s time to ditch the text file.
Keep track of your anime easily by creating your own list.
Sign Up Login